quarta-feira, 1 de junho de 2016

Os sete últimos meses de Anne Frank [RESENHA]

“Era muito difícil acreditar na existência de um Deus. Queríamos acreditar para ter algo a que nos apegar. Mas, por outro lado, era impossível pensar em um Deus; um Deus que permitia a vida continuar como estava. Que crianças e idosos fossem assassinados – isso é um dilema eterno para mim. E ainda toda aquela brutalidade a nossa volta. A possibilidade de existir um Deus que organizava aquilo, ou que aprovava aquilo, ou que não se importava... Tive muita dificuldade em lidar com essa ideia.” – Ronnie Goldstein-van Cleef


Foi olhando uma livraria que encontrei esse livro, até o momento desconhecia sua existência, interessei-me muito após ler o título, pois já tinha o interesse em ler algo sobre ela, mais precisamente “O Diário de Anne Frank”, que espero poder ler em breve. Pela capa e principalmente pelo título adquiri o livro e guardeio por um bom tempo na estante, até que veio a oportunidade, e o tempo, de poder lê-lo.

Quando parei para lê-lo vi que a história era contada a partir do ponto de vista de seis mulheres que relatam como e quando conheceram a família Frank e a situação em que os viam nos campos de concentração, okay, tudo bem, elas certamente irão falar como foram os últimos meses de vida de Anne, assim espero, mas isso não ocorreu, o que se tem no livro são relatos próprios, relatos de si mesmas, quase que raramente vemos alguma coisa sobre a família Frank, e muito menos ainda sobre Anne Frank, mas o livro não deveria tratar dos últimos sete meses de vida de Anne? Sim, pelo menos é isso que diz no título, mas em prática não é o que temos, o que torna o título enganoso.

Essas seis mulheres trazem relatos ricos em detalhes fazendo-nos ter uma idealização mais próxima do que passaram antes e depois de chegarem aos campos de concentração, ao mesmo tempo que não relatam nada novo, falam de coisas que já sabemos, das condições precárias em que viviam, falta de higiene, do amontoado de mulheres para dividirem uma única “cama”, dos trabalhos forçados e muitas vezes sem sentido, como carregar pedras de um lado para o outro.

Essa situação acaba não tornando o livro tão bom quanto o esperado, o lado positivo seria ter relatos mais pessoais que demonstram os sentimentos dessas mulheres na situação em que se encontravam, nos mostra através de seus olhos um caminho que seguia rumo a suas mortes sem opção de um outro caminho a seguir. Apesar de tudo isso ele não é ruim, uma leitura agradável e trágica, interessante e repulsiva, um livro que recomendo a todos que tem interesse no holocausto, no inferno trazido por Hitler à essas pessoas que ele tanto odiava. 


Título: Os sete últimos meses de Anne Frank
Ano de lançamento: 2015
240 páginas
Editora: Universo dos Livros
Autor: Willy Lindwer

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes