
Semicego de raiva, Aquiles salta do carro, hasteia o cadáver pelos pés até o eixo e, com rapines brutal, da três voltas na tira de couro ao redor da barra, amarra-a bem firme e com selvageria dá um nó. Está lidando com um amontoado de ossos. Como sabem os cães, que latem e uivam tanto tempo longe do que agora querem devorar.
Finalizei minha leitura do livro 'O Coração dos Heróis' e fiquei um tanto decepcionado, não é porque o livro é em si ruim, mas porque tem uma ótima história que não foi bem aproveitada.
Na história o escritor David Malouf cria sua própria versão de a “Ilíada”, de Homero, que narra a histórica Guerra de Troia.
O grande tema do livro é a guerra entre os troianos e os gregos, tendo Aquiles do lado Grego e Príamo do lado Troiano. Os dois poderosos perdem pessoas importantes nessa guerra, Pátroclo luta grandiosamente e é morto por Heitor, filho de Príamo e é ai que começa a batalha. Aquiles acaba matando Heitor com um ódio enorme, podemos ver sofrimento, tristeza e redenção em seu coração, não só no dele, como no do troiano Príamo.
Aquiles não conformado com a morte de seu amigo Pátroclo sai com sua carruagem arrastando o cadáver de Heitor por onze dias ao redor da muralha da cidade, parte do trecho que coloquei aqui é onde retrata o ato.
Nenhum grego - ou troiano ousa impedir o feito, a não ser o pai de Heitor, Príamo, rei de Troia, que precisa se despir de seu orgulho e grandeza e se dirigir ao território inimigo a fim de resgatar o corpo do filho.
Bom, até ai o livro estava ótimo! Isso não era nem na metade do livro, adorei a história em si, mas o resto do livro foram somente retratando momentos da vida de Aquiles e de Príamo, foram bem enrolados e mesmo sendo um livro curto, acabei demorando para terminá-lo.
O livro acabou e nada de batalhas, eu esperava batalhas fortes e empolgantes e que realmente trouxessem algo verdadeiro para se igualar ao início do livro, mas não, o livro terminou de um jeito que simplesmente nem imaginava terminar. Foi tão simples.
Por isso minha nota é 6, poderia ser melhor.

O Coração dos Heróis
David Malouf
256 páginas
Editora Leya
0 comentários:
Postar um comentário