segunda-feira, 15 de junho de 2015

Quem é você, Alasca? [RESENHA]

 
"Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."
Sabe aquele livro que por acaso acaba "furando" a fila do seu cronograma de leituras? Quem é você, Alasca? tornou-se um deles. Você entenderá acabou valendo à pena.

O foco da história é Miles Halter (ou Gordo, nome pelo qual é chamado durante quase toda a trama), um jovem simples e que sempre levou sua vida sem qualquer tipo de emoção no estado da Flórida. Tudo se dá início à uma trama comovente quando o jovem vai parar em um internato no Alabama, isso porque ele quer tornar-se independente e por outro lado, está em busca do seu Grande Talvez.
Pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela um furacão.
A história torna-se interessante desde seus primeiros parágrafos, Miles é um personagem peculiar. Uma de suas peculiaridades é memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez e foi dai que surgiu a grande busca de sua vida.

O que o jovem não esperava era que estar em uma nova escola, estar sozinho e conhecer novas pessoas, o mudaria de uma forma extraordinária. Seu primeiro contato com esse novo rumo de sua vida é Chip Martin (Coronel, apelido que ganha através da trama), o colega de quarto que consequentemente leva Miles a conhecer seu novo grupo de amigos. Nessa nova roda de pessoas, ele é apresentado ao asiático e divertido Takumi e... Alasca. sim, isso mesmo, a garota se chama Alasca.

Desde o primeiro instante, Miles se vê fascinado pela garota, pela sua beleza e personalidade altamente chamativa. Ai que entra a jogada de John Green, Alasca é uma garota fascinante, interessante, mas que ao mesmo tempo seria o tipo de garota que o protagonista não gostaria de se envolver. Por quê?
Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança na noite de Natal e disse: "Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer".
Alasca é inconstante, excessivamente impulsiva, egocêntrica e extremamente inteligente, além de ser rebelde e fazer tudo quando quer e deseja, sem reais arrependimentos. Vendo assim, você poder pensar que ela é uma garota meio impossível de se amar, mas não. John Green consegue nos convencer e nos deixar apaixonados pela personagem do início ao fim, nos deixando fissurados nas ações imprevisíveis da garota.

Ao ler esse livro, John Green me mostrou algo a mais. Ele consegue nos mostrar uma história fascinante com humor negro, isso todo mundo entende, mas ele também consegue nos mostrar também uma bela história com coisas simples. O livro não tem acontecimentos especiais ou algo além, mas lhe deixa envolvido em toda a trama e faz com que você acabe rindo com situações engraçadas da vida e se surpreenda com outras que são imprevisíveis.

Com um final tão destruidor quanto o de A Culpa é das Estrelas (não é spoiler), você vai entender que em um caminho de loucuras e erros consecutivos levados pelo fato de ser alguém impulsivo, a vida é uma eterna busca pelo Grande Talvez e uma eterna escapatória do labirinto em que vivemos.

Não conto esse livro como aquele que vá fazer com que você debulhe em lágrimas, não foi assim comigo, mas sim como aquele livro que vai fazer com que se sinta libertador, risonho e com aquele seu lado rebelde crescendo. Se já ouviu opiniões sobre esse livro que talvez não tenha feito com que o lesse, talvez deva abri-lo e embarcar, garanto que a beleza da história vai deixar seu dia alegre.

Quem é você, Alasca?
John Green
Editora WMF Martins Fontes
230 páginas


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes