quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O Menino Oceano [RESENHA]



“– Eu nunca tinha visto uma figurinha daquela. Qual seria a sua altura? Oitenta, noventa centímetros? Seja como for, sua estatura era a de uma criança de dois anos. Ora, ele tinha dez. Yann era uma miniatura.”


Yann Doutreleau vem de uma família muito pobre, ele é o sétimo filho e o único a não ter um irmão gêmeo, isso mesmo, todos os seus seis irmãos tem um irmão gêmeo, são três pares de gêmeos idênticos. Além de não ter uma “cópia sua”, ele é muito pequeno para alguém de dez anos e pouco fala, comunica-se mais com gestos, não que ele tenha algum problema que o impeça de falar, e é muito inteligente e dedicado nos estudos, algo que não agrada muito seus pais que o tratam com indiferença.

Em uma noite muito chuvosa ele acorda ao ouvir seus pais discutindo tarde da noite e decide da uma espiada e acaba ouvindo algo que o deixou amedrontado. Assustado decidiu acordar seu irmão mais velho, Fabien (irmão gêmeo de Rémy) dizendo que eles tinham que fugir daquele sítio, atordoado seu irmão obedece e desperta os outros e juntos partem em meio a um temporal. Seus irmãos não sabem para onde ir mais Yann sabe e ele os leva até o Oceano Atlântico, um caminho longo e cansativo onde percorrem grande parte caminhando, enfrentando a fome e o cansaço. Nessa jornada eles se viram como podem para conseguir alimento e chegar ao seu destino, mais o que eles não sabem é que uma vez chegado ao oceano eles nunca mais veriam o pequeno Yann.

Sabe aquela historinha que nos encanta? A história de Yann é uma delas. Um livro muito bom e encantador. O livro é bem pequeno e o li em um dia, a leitura foi rápida não apenas pelo tamanho da história mais sim por ser uma leitura tão fácil e tão gostosa que eu não queria parar de ler e por mim o livro seria bem maior. No começo quando descreve o pequeno Yann eu me lembrei de Harry Potter, ambos usavam veste velhas e surradas e por serem ignorados por muitos e mal tratados pelos pais (no caso de Harry Potter pelos tios), e esse tipo de personagem geralmente me prende de uma forma que não sei explicar, deve ser pela inocência do mesmo. O que também achei super legal é que cada capítulo do livro é narrado por um personagem sendo que o Yann fala apenas no penúltimo capítulo e raramente ele fala algo no restante do livro. Com o decorrer da leitura eu tentei supor alguns finais para a história mais nunca me passou pela mente que ela tivesse o desfecho que teve, foi algo impressionante e que me fez perguntar “e agora?”, “o que vai ser futuramente do Yann?”, eu adoraria saber como seria o seu futuro após o termino do livro, infelizmente só me resta fazer suposições. 

“O Menino Oceano” é mais que recomendado e tenho certeza que você não se decepcionará.


Título: O Menino Oceano
Ano de lançamento: 2012
Editora: Edelbra
136 páginas
Autor: Jean-Claude Mourlevat 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes