segunda-feira, 9 de junho de 2014

Bate-papo literário! A Culpa é das Estrelas


Neste domingo, dia 8, a Jovens Leitores havia programado um bate-papo literário com leitores para discutir sobre o livro e adaptação de "A Culpa é das estrelas", relatamos o enredo, tema e avaliamos tudo de um jeito interativo e diferente.  Jovens Leitores mais uma vez conseguiu  interagir com todos e o bate-papo foi fantástico. 

Para quem ainda não conhece, em A Culpa é das Estrelas, Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao apaixonar-se por Gus. Juntos, eles viajam para Amsterdã, onde vão embarcar numa jornada inesquecível.

Bom, voltando ao bate-papo, trouxemos um pouco deles para vocês, vamos comentar as melhores partes de tudo que rolou. Lá tivemos perguntas para nos situarmos no assunto e tivemos leitores super intelectuais respondendo!

1. Porque ler ou ver "A Culpa é das Estrelas"?
Sabrina: John foi simplesmente perfeito em criar a história demonstrando um lado diferente de pessoas com o câncer, que existe além da doença, mostrando de uma forma diferente e envolvente.
Bruno: É uma história que vale a pena ser lida/assistida e que além de emocionante faz com que queiramos aproveitar o agora pois o amanhã é uma grande incerteza.


2. Qual é a magia de John Green para fazer com que todos amem seus personagens?
Letícia: São os  personagens simples, que se encaixam no cotidiano da maioria das pessoas, acho que todos ou a maioria tem uma casal de amigos, fofos, românticos e etc.
Mary: Ele não precisa de bruxos, anjos, vampiros nem nada do tipo para agradar os leitores (não estou dizendo que leituras que envolvam isso sejam ruins). Com o uso de uma leitura fácil e cheia de emoção, ele vai ganhando mais e mais o público. John merece tudo isso.
Almicéia: A forma como escreve e o humor.

3. Quais foram as melhores partes do livro/ filme? Quais foram as piores partes do livro/ filme?
Gabriela: As melhores partes são: Quando o Isacc quebra ovos no carro daquela vaca (risos) e quando o Gus fica com aquela cara de malícia pra Hazel quando se conhecem (eu já chorei muito hoje,por isso não vou falar da parte do funeral do Gus).
Tamíris: Acho que as melhores e piores partes foram parecidas. Melhores: quando ele fala que irão para Amsterdã, a viagem em si [...]
Piores acho que que o final, porque agora eu quero saber o que aconteceu com os outros personagens! Vou mandar um e-mail pro John Green [...] 

4. O livro mudou seu modo de ver certas situações que o livro retrata?
Lorena: Sim... valorizar a vida e quem se ama é uma delas...
Nahaua: Sim, parar de reclamar e começar a ver as coisas boas e simples da vida! E também a aproveitar ao máximo a vida do lado de quem a gente ama, seja família, amigos, namorado...
Mary: John tomou muito cuidado ao retratar uma história sobre câncer. Transformou um enredo que tinha tudo o que dá de errado e fez uma história linda! Eu consegui trazer isso pra cá, pro mundo real. Vou falar por mim: andava dando valor à coisas inúteis e ignorando as que valiam a pena. Hoje faço totalmente o contrário. VLW JOHN

5. Você acha que o livro/filme deixou a desejar em algo? A adaptação foi fiel ao livro?
Gabriel: Esse foi o filme mais fiel ao livro que eu já vi. E claro que na hora da edição cortaram algumas cenas que tem no livro, mas o filme não me decepcionou.
Letícia: Não que tenha deixada algo a desejar, só queria que houvesse uma continuação de ambos. E acho que foi fiel sim, só que no livro podemos saber o que Hazel esta pensando e no filme óbvio que não..
Samuel: As mudanças que fizeram no filme foram minimas, ficou perfeito...

6. A visão de John Green na história é algo a ser encorajado por outros autores? Afinal, o que o livro nos traz que diferencia de muitas outras que falam sobre lições de vida?
Lorena: Primeiramente o humor ácido...
Samuel: Devemos na minha nada humilde opinião, deixar de pensar que as coisas são banais, histórias como o da amada Hazel existem aos milhares, cabe a nós nos comovermos e mudar pensamentos, cada qual usa suas armas, John usou a palavra, palavras tem grande poder...
Tamíris: Você não imaginava que o Gus ia morrer. Você imaginava que a Hazel ia morrer.
Aí você já pensava que a vida era muitíssimo passageira, só que tem essa reviravolta e você pensa que ela é mais ainda (e também que é cheia de surpresas desagradáveis).
E acho que a intensidade do amor dos dois é uma coisa linda, porque o John Green escreveu isso de uma maneira palpável que nos fez ficar mais emocionados.
E não é para ser encorajado não, é muito para nossos pobres corações leitores aguentar (brincadeirinha)

7. Agora tem a questão: Qual é a sua nota para o livro/filme de (O a 10)?
Sabrina: Filme NOTA 10 e livro: Não é possível colocar em números o tanto que amei.

Mary: Nessa pergunta não darei minha avaliação. Porque nem eu mesma sei qual daria.

Samuel: Acredito que esse livro não é um livro que se possa dar uma nota...

Bruno:Bom, meros romances entre meros humanos não faz muito meu tipo mas se eu comparar "A Culpa é das Estrelas" com os poucos livros do gênero que li (os outros foram do N. Sparks) eu dou 10.

Tamíris: "Mais números do que provavelmente vou ter!" Para o filme 10! Para o livro... 9,0 porque achei a Hazel um pouco árida.



E assim foi o bate-papo, logicamente eu apenas selecionei as melhores parte deste e os melhores comentários, em breve estaremos fazendo outro e contamos com a sugestão de vocês! Primeiramente, só quero dizer que adorei o bate-papo com vocês e é sempre muito bom ter alguém para se conversar sobre os livros lidos e filmes vistos, afinal, é demais ter outras opiniões e pontos de vista! Espero que tenham gostado também e os convido a continuar seguindo as informações da Jovens Leitores!
Participe do grupo Jovens Leitores agora clicando aqui.
Muito obrigado a todos, até a próxima!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes