sexta-feira, 20 de março de 2015

Insurgente [FILME X LIVRO - EU VI E LOGO COMENTO]


"Insurgente" o segundo filme baseado na trilogia distópica criada pela autora Veronica Roth se tornou uma grande produção que estreou nos cinemas brasileiros ontem (19/03), sendo que teve as suas primeiras exibições às dez horas da noite na última quarta-feita. O filme estreou nos cinemas para abalar nossos sentimentos e corações.

Trazendo novamente a história de Tris e Tobias no meio de uma guerra revolucionária contra o governo ditatorial dividido em cinco facções: Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição. Em Divergente, Tris descobre ser uma divergente, uma pessoa que apresenta aptidão para mais de uma facção, o que é errado e vai contra todas as leis do governo. Todo divergente é morto, e Tris não teria outro destino se não fugisse.


Agora em Insurgente, Tris precisa continuar fugindo das mãos do governo que faz de tudo para tê-las em suas mãos. No livro, as facções estão desmoronando, a Abnegação foi completamente destruída devido ao ataque da Audácia que estava totalmente sob efeito de um soro.

Logo no início do segundo filme, Tris, Tobias, Caleb e Peter fogem para a Amizade, onde permanecem por lá até tomarem uma decisão concreta do que farão com suas vidas. É claro que não saiu como planejado, e tiveram que sair apressadamente da sede da Amizade devido as tropas da Erudição que foram buscar os Divergentes. 

Então, eles se encontraram com os sem-facções, onde Tobias descobre que sua mãe que antes achava que estava morta, está viva. O plano deles é destruir a Erudição e tomar o poder do governo, trazendo a paz novamente. Mas será que isso vai dar certo? Será que isso pode significar que Tris precisa se sacrificar para salvar que ama? Será que Tris aguentará ver mais alguém morrer por sua causa?


O filme começa logo após os acontecimentos finais de Divergente, o que foi um ponto forte, já que é um bom começo que nos faz lembrar o primeiro filme. Além disso, há uma abertura onde conta rapidamente o processo de facções e, é claro, sobre os divergente, não deixando o público confuso. 

Em comparação ao primeiro filme, percebemos um grande amadurecimento na personagem de Shailene Woodley, não se pode dizer o mesmo da atriz, que não acrescenta nenhum ponto em sua atuação em comparação ao primeiro filme. A melhor cena do filme que conseguiu me emocionar bastante foi a cena em que se injeta o soro da verdade nela, e ela trava uma batalha contra si mesma para não dizer a verdade. 

Theo James está melhor do que o primeiro filme, consegue interpretar bem Tobias, era como se ele tivesse pulado das páginas dos livros. Esse é o Tobias que eu imaginava! Ansel Elgort no início não tem um destaque, sua atuação foi um tanto dispensável nos primeiros minutos da película, me fazendo esquecer de seu personagem em diversos os momentos durante o longa, mas depois da metade, o personagem tem uma importância maior no filme, e quem leu o livro sabe.


O personagem de Miles Tiller também tem uma importância grande no filme, o ator não decepciona no papel de Peter. Kate Winslet consegue carregar o filme em suas costas facilmente, a atriz surpreendeu, e conseguiu captar toda a essência da personagem do livro para as telas, foi uma boa escolha para interpretar a vilã da trilogia. Afinal, não tinha como decepcionar.

Os efeitos especiais conseguiram cumprir o que os primeiros teaser-trailers e trailers nos mostraram. "Insurgente" foi bem mais trabalhado nos efeitos especiais do que o seu antecessor, o que nos entregou um filme belo e com um cenário futurístico diferente do que já estamos acostumados. Além disso, sentimos uma diferença entre o primeiro e o segundo filme. O primeiro funcionou como uma apresentação da história e da trilogia, mas Insurgente tem um clima mais sombrio, com o ar de mistério. Isso não quer dizer que o filme perdeu a graça, e sim se tornou superior que o antecessor nesse quesito.

Agora falando sobre o 3D, sinceramente, eu fiquei super curioso para saber como ficaria o resultado final do filme convertido para o 3D. A distribuidora investiu bastante na divulgação do filme 3D, e nos entregou um dos piores filmes convertidos para esse formato. O 3D foi pouco trabalhado, e é totalmente dispensável. E para azar de todos, a maioria dos cinemas está exibindo no formato. A impressão que dá e de que o filme foi filmado em 2D e para lucrar mais, foi convertido para o 3D. Nesse quesito o filme não inovou em nada. São poucas as cenas que realmente o 3D valha a pena, e são bem rápidas. 


A mudança de diretor entre Divergente e Insurgente ficou bem presente durante a exibição do filme. Neil Burger (diretor de Divergente) iniciou a série sendo mais fiel ao livro e com um tom menos sombrio que a continuação. Enquanto o diretor Robert Schwentke foi menos fiel ao livro e criou um tom sombrio para a série. 

O roteiro também foi um ponto fraco do filme, a história começou a ficar acelerada, como se o roteirista estivesse com pressa de terminar o filme imediatamente. O que estragou completamente o clima complexo do livro. Quem leu o livro, sabe o quanto o livro é mais complexo que o filme. Alguns personagens foram deixados muito de lado nesse novo filme. Nem mesmo os novos personagens conseguiram um destaque grande, me refiro a Naomi Watts que interpretou a mãe de Tobias. 

Os personagens coadjuvantes de Divergente são totalmente esquecíveis nesse novo filme, Tori, Christina, Marlene e Lynn, tiveram maior participação no livro do que no filme, e por isso acho que o roteiro foi o ponto mais fraco do filme. Os personagens mereciam maior atenção, até porque são importantes no livro. E o Marcus, pai de Tobias? O que dizer sobre ele? Totalmente esquecível! No livro ele tem uma maior importância para o desfecho do livro.



O final foi totalmente alternado se compararmos o filme com o livro, as últimas cento e cinquenta páginas do livro tem uma reviravolta grande e no filme não tem. Não vou dizer porque estou fugindo dos spoilers, e quero escrever essa resenha sem nenhum spoiler, mas quem leu o livro sabe do que eu estou falando. Mudaram realmente o final.

Infelizmente durante toda a sessão do filme, eu pensei que estava assistindo um resumo do resumo do livro, fizeram com que o livro parecesse ter menos de duzentas páginas, mas ele não tem. Cortaram bastante cenas, e mudaram o cenário de algumas. Mas a história continua a mesma. O filme não termina da mesma maneira que o livro, mas mesmo assim o final do filme conseguiu ser chocante, agradável dando aquela "amostra grátis" para os espectadores do que está por vir nos dois últimos filmes da série. 


Mas mesmo tendo essas divergências entre o filme e o livro, eu gostei bastante do filme e se tornou uma das minhas adaptações favoritas, isso é claro, esquecendo um pouco do livro. Então recomendo aos fãs para ir ao cinema de mente aberta, sabendo que o filme não é totalmente fiel ao livro, ele chega a ser, mas não é. Lembre-se! Não se deixe ser enganado pelo 3D que foi totalmente esquecível durante o filme, fazendo apenas com que gastássemos mais no ingresso. Espero que isso não aconteça com Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2, para os desavisados, o último filme da série também foi convertido em 3D e será lançado nos cinemas com esse formato. Para finalizar, Insurgente é um bom filme, mas peca ao tentar se tornar superior ao livro, e o roteiro deixa realmente a desejar, mas tirando isso, e colocando a trilha sonora, o cenário, compensa o ingresso. E agora bate aquela vontade de assistir novamente o filme, e esperar até o ano que vem para conferir mais um capítulo da história de Tris e Tobias...

 (FILME)
 (LIVRO)



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. Oi Gabriel! Pra falar a verdade eu não li o livro ainda (apesar de ter a trilogia) e estou fugindo do filme haha. Mas só pq quero ler antes, mas como eu já recebi um spoiler daqueles do fim do livro, me desanimou pra caramba poxa... acho que não devia existir spoilers assim! Mas por causa disso até já vejo resenhas e comentários do livro e filme, já que não tem mais nenhuma surpresa pior da que já sei rs. Quanto ao filme deixar passar momentos importantes me desanimou... claro que nós leitores esperamos que seja fiel ao que está na páginas né? Ouvi falar tão bem do primeiro filme, e pensei que iam continuar surpreendendo.. que pena. Meu esposo está doido pra ver, mas eu não deixo ver até eu ler, pra assistirmos juntos kkk. Com existe comparações com THG mas só por ser distopias, eu acho que vou gostar, só acho que esse deve ter muito mais ação que THG. Um pena mesmo não terem trabalhado pra ser fiel ao livro, mas mesmo assim desejo assistir pra também reclamar haha. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk você está fazendo o mesmo que eu. Até dois meses atrás eu não tinha lido nem assistido nenhum filme/livro do Harry Potter. Aí tive vontade de ler o primeiro livro, e li, assim que terminei assisti o filme. Gostei da série e quero continuar. Vou começar o segundo livro, mas meu irmão que assistiu junto comigo o primeiro filme (ele também nunca tinha assistido nenhum filme do HP) está me perturbando para comprar o DVD do segundo filme para assistir, mas eu quero ler o livro primeiro, então é aquela briga kkkk. Foi uma pena mesmo eles não terem trabalhado tanto no livro, se tivessem trabalhado mais, com certeza a nota seria maior do que a que eu coloquei na resenha. Mas mesmo assim, não deixa de ser um bom filme :D

      Abraços!

      Excluir

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes