sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Cobertura | Bienal do Livro 2015

Olá leitores! Ocorreu entre os dias 3 e 13 de Setembro a XVII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Bienal na qual eu fui - e ainda por cima, aguardei desde a última Bienal em 2013. Foram onze dias repletos de livros, muita correria para pegar autógrafo, Rio Centro lotado e muitas outras coisas que a Bienal conseguiu proporcionar a nós, leitores!

Então, como eu fui quatro dos onze dias da Bienal, eu vou contar para vocês, aqui nesse post, como foi a minha experiência, os livros que eu comprei, autógrafos que eu peguei e etc. Espero que gostem! Lembrando que eu fui nos dias 3,5,7 e 13, e quem me encontrou por lá ainda ganhou vários marcadores dos meus livros!

03/09

A XVII Bienal do Livro começou um pouco mais tarde do que nos outros dias, uma hora da tarde ela estava abrindo, e eu cheguei no Rio Centro por volta das três horas. Para o primeiro dia até que estava um pouco cheio, na verdade não sei exatamente se estava muito cheio pois é a primeira Bienal que eu vou no primeiro dia, então pela minha inexperiência, não vou julgar. O dia estava nublado, mas não estava chovendo, apesar do frio do lado de fora, dentro do Rio Centro estava muito quente.

Estacionamento do Rio Centro 
Ffffrrrrriiiiooooo (hahahaha)
Entrada da XVII Bienal do Livro
Bilheteria, que por sinal estava vazia - diferente dos outros dias.
Ainda no primeiro dia eu consegui pegar autógrafo de autores que foram uma surpresa, pois eu achava que eles não estariam na Bienal, e como eu sou muito ansioso, tenho ansiedade no meu nome (kkkkkkk) não pude deixar de garantir o meu autógrafo. No fim do dia, peguei autógrafo dos seguintes autores: FML Pepper, Tammy Luciano e Vinícius Grossos! \o/ Três autores super queridos e que eu amei reencontrar!

Eu, Tammy e o meu exemplar de "Escândalo" - livro no qual eu preciso ler!
Eu e o autor Vinícius Grossos quase fomos atropelados na Bienal hahahahahaha.
(Referência ao seu novo livro: "O Garoto Quase Atropelado"

Eu e a Pepper! <3 Ela autografou o meu exemplar de "Não Olhe", e ainda falamos sobre a Literatura Nacional.

Voltei do primeiro dia de Bienal com muitas bolsas! Muitas mesmo! Cheguei em casa com muita dor no braço, assim como a minha mãe. Mesmo com dor e depois de ter passado quase cinco horas dentro do Rio Centro, suando e cansado, eu saí da Bienal com um sorriso de felicidade. Contei e no total eu comprei 33 livros (isso só no primeiro dia \o/).

Corredor da Bienal. Vou sentir saudades </3
Eu sou daqueles que achou melhor comprar todos os livros no primeiro dia de Bienal, para os outros dias eu apenas autografar, pois eu sabia que a Bienal ia encher nos próximos dias, mais do que o primeiro. E não é que eu estava certo?

Muitas bolsas! Fora que a foto não mostrou todas kkkkkkk

A pilha de livros que eu comprei na Bienal. Esses são alguns, nos outros dias eu comprei um pouco mais!
05/09

O previsto era para que eu fosse nos dias 3,4,5,6 e 7, mas devido alguns problemas, não puder ir nos dias 4 e 6. No dia 5 eu fui com a minha prima Emily, que também ama ler, então vai ser normal a encontrar nas fotos que eu colocarei a seguir.

Saí de casa por voltas das onze horas da manhã, o primeiro sábado da Bienal do Livro tinha tudo para ser o melhor dia da Bienal, com a programação do dia na mão e a minha credencial em mãos, eu e a Emily pegamos um BRT e soltamos na Alvorada de lá pegamos um ônibus especial da Bienal que nos deixou na porta do Rio Centro. No quesito organização dos ônibus estava excelente, em todos os pontos do BRT encontrei uma placa explicando ponto a ponto de como chegar à Bienal.

Eu e a Emily tiramos uma foto assim que chegamos no Rio Centro por volta de meio dia

A foto ficou um pouco embaçada, mas dá para ver que está escrito ENTRADA.
Primeiro almoçamos e logo em seguida começamos a ir nos stands programados para o dia. A primeira pessoa que eu encontrei na Bienal foi a blogueira Barbara Sá, do blog Segredos Entre Amigas. Eu amo o blog e os vídeos dela, principalmente aqueles que me fazem rir porque sou desses que ama rir, e como ela é da Bahia e só veio para Rio por causa da Bienal, aproveitei para conhecê-la pessoalmente e entregar os marcadores dos meus livros. No fim adorei conhecê-la!

Eu e a Barbara, o marcador na minha mão é o marcador que ela me deu, mas a imagem ficou tão clara
que acabou ofuscado o marcador kkkk

Logo em seguida, aproveitei que está perto do stand da Ler Editorial e dei uma passada por lá para adquirir o meu autógrafo das fofas Thati Machado, Clara Savelli e Aimee Oliveira, as três escreveram juntas o livro "Papel, Caneta e Ação", e eu como fã dos livros das três não pude deixar de comprar o meu. Emily também aproveitou para comprar o exemplar dela, e o exemplar dos outros livros da Thati e da Aimee. No fim, tiramos uma foto todos juntos!

Todo mundo juntinho <3 hahahaha. Considerado por mim A foto da Bienal! :P

Após a passada no stand da Ler Editorial, eu a Emily descansamos um pouco e partimos para as próximas sessões de autógrafos do dia. De lá fui para o stand da Intrínseca, pegar o meu autógrafo com o autor Maurício Gomyde que estava lançando o seu novo livro "Surpreendente". Peguei o meu autógrafo e tirei uma foto, que vocês podem conferir abaixo:

Eu e o autor Maurício Gomyde!

Depois da Intrínseca, eu e Emily fomos para a Praça de Alimentação da Bienal para fazer uma pausa para lanchar. Ficamos por volta de quarenta minutos conversando, lendo os autógrafos que a gente pegou até aquele momento, e é claro, comendo, pois estávamos morrendo de fome kkkkk.

Assim que acabamos de lanchar fomos direto para o stand da Novo Século. Comprei o meu exemplar de "Caçadores de Almas", segundo livro publicado da Ana Beatriz Brandão. E como ela estava lá, ela autografou o meu exemplar de "Caçadores de Almas" e o "Sombras de um Anjo". No fim conversamos e tiramos uma foto juntos!

Eu e a Ana!
Já atrasados para a Sessão de Autógrafos do livro "Prometo Falhar" do autor Pedro Chagas no stand da Novo Conceito, eu e a Emily corremos do stand da Novo Século e fomos em direção ao stand da Novo Conceito. Encaramos uma longa fila que dava uma volta no stand.

De início ficamos perplexos, ficamos por volta de cinco minutos decidindo se ficávamos ou não, e no fim, acabamos ficando. Entramos no stand e compramos dois exemplares de "Prometo Falhar", a atendente do caixa nos entregou uma senha e fomos para a fila. Por sorte a fila não demorava muito para passar, mas mesmo assim ficamos duas horas nela.

Durante a espera, conversamos com duas pessoas ao nosso lado da fila, rimos - e MUITO! Preciso dar ênfase a essa palavra kkkkk porque não foi pouco não - falamos sobre livros, e as duas horas passaram voando, e então chegou a nossa vez. A Emily foi a primeira, Pedro foi muito atencioso, e ao mesmo tempo que autografava os livros ele conversava com o leitor, e fazia perguntas como "você já veio na Bienal? É a sua primeira vez? Você já leu o livro" e etc.

Tentei não demostrar, mas senti um pouco de dificuldade em conversar com ele numa parte, até porque ele fala o Português, mas não é o Português Brasileiro, então me confundi na hora dele pronunciar algumas palavras. Mas no fim, deu tudo certo, tiramos uma foto e super cansados saímos do stand.

Eu e o Pedro Chagas, autor de "Prometo Falhar"

Tinha mais um lançamento na minha programação após o lançamento de "Prometo Falhar", mas eu já estava super cansado, a Emily também, a fila do outro lançamento também estava cheia, então decidimos ir embora. Chegamos em casa com os pés doloridos, mas foi tudo ótimo <3

07/09

O penúltimo dia de Bienal do Livro (para mim) foi marcado por dois autógrafos de autores que eu admiro muito! Renan Carvalho - autor da série Encantador de Flechas - e Felipe Colbert - autor do livro Belleville e do recente Para continuar (que eu já li e amei). Diferente dos outros dias, não teve correria, nem fiquei muito cansado, até porque foi o dia em que eu fiquei mais tempo por lá.

Eu e a minha prima Fernanda tiramos uma foto na frente do cartaz de "Maze Runner: Prova de Fogo" no stand da V&R Editora. Só para avisar que o filme já está em cartaz e eu já fui nos cinemas conferir. Quem der uma passada no cinema "Maze Runner: Prova de Fogo" é uma boa escolha! 

Antes de ir para o stand da Novo Conceito pegar autógrafo do Renan e do Felipe, eu, minha mãe (que desta vez foi de novo), Emily e a sua filha Fernanda, ficamos perambulando pela Bienal inteira, e no momento que eu estava passando pelo stand da Valentina, adivinha quem eu encontro? Sidney Santborg, autor que compartilhar o mesmo nome que eu (Sidney hahaha) e que até aquele momento eu só o conhecia pelo Facebook, não pessoalmente. Conversamos, e depois tiramos a nossa primeira foto juntos!

Esses dias eu estava conversando com ele no Facebook e comentei que era a primeira vez que eu falava com alguém que tinha Sidney no nome que não fosse da minha família hahahahaha. Mas foi realmente uma grata surpresa encontrá-lo na Bienal! O que a Bienal não faz, né?!

Eu e o Sidney Santborg 
Depois do stand da Editora Valentina fizemos uma pausa para jantar. Já eram quase oito horas da noite. Conversamos, comemos com calma e fomos para o stand da L&PM Editoras, lá eu compraria o meu exemplar de "Além do Tempo e Mais um Dia" da autor Lu Piras, e ia aproveitar para autografar ele e os meus outros livros dela.

Mas no momento em que eu passei lá ela não estava no stand, o funcionário disse que ela tinha ido embora. Então, saímos do stand da L&PM Editoras e fomos para o da Novo Conceito. Lá eu peguei os meus autógrafos dos autores Renan Carvalho e do Felipe Colbert.

Conversei com o Renan por um tempo, e depois tiramos uma foto.

Eu e o Renan Carvalho, autor de "Supernova"
Assim que peguei um autógrafo com ele, peguei o autógrafo do Felipe. Ele autografou os meus exemplares de "Belleville" e "Para Continuar", conversei com ele e deixei o Book Proposal do meu livro com ele para avaliação, um dos melhores momentos da Bienal!

Eu e o autor Felipe Colbert na Bienal \o/
E depois de sair do stand da Novo Conceito fomos embora. E assim se encerrava o meu penúltimo dia de Bienal.



13/09

A semana passou e a minha ansiedade para a minha próxima visita à Bienal do Livro ganhou proporções maiores a cada minuto que passava e o domingo se aproximava. O último dia de Bienal do Livro do Rio de Janeiro e consequentemente o meu último dia de Bienal amanheceu nublado e muito frio.

Diferente dos outros dias, esse meu último dia foi o mais tranquilo dos quatro dias que eu fui, apesar do fato de que a Bienal estava cheia, mas não tanto quanto eu esperava que estivesse, pois o último dia do ano retrasado o Rio Centro estava quase lotado de pessoas e não deve nem para andar direito. Diferente do último dia desse ano.

Talvez porque eu cheguei no Rio Centro por volta das cinco horas da tarde, apesar de ter saído de casa às três com intenção de chegar no máximo até as quatro e meia, não foi o suficiente para impedir que eu enfrentasse trânsito, próximo ao Rio Centro.

E o último dia da Bienal eu fui com as minhas primas, o meu primo e o meu irmão, que vocês podem vê-los na foto abaixo:


Levei o meu exemplar de "Caixa de Pássaros" para ser autografado pelo autor Josh Marlerman, cheguei até a entrar na fila no stand da Intrínseca, mas infelizmente não consegui pegar o meu autógrafo, devido ao horário, eu cheguei por volta de sete e meia no stand e me deparei com uma fila que quase dava uma volta completa no stand. Cheguei a ficar, mas oito e meia eu percebi que não ia dar tempo pois eu tinha que ir embora, até porque já estava tarde e era domingo.

Enquanto eu ficava na fila para pegar autógrafo de "Caixa de Pássaros", meu primo Erick ficou na fila no stand da Rocco para pegar autógrafo do autor brasileiro Raphael Draccon, imagina o tamanho da minha inveja porque o Erick pegou autógrafo do Raphael hahahahahahaha.

Antes de ir embora, damos mais uma volta da Bienal para nos despedir, fomos no stand da Editora Record, que surpreendentemente os livros estavam com muitos descontos, e como eu queria fazia o tempo os livros de The Walking Dead, eu aproveitei o preço do box com os cinco livros (que estava barato) e decidi comprar. No fim, antes de irmos embora, todos aplaudiram e gritaram eufóricos quando foi anunciado o encerramento da XVII Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Foi um momento único.

*

E esse foi o resumo da XVII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, adorei a minha experiência dessa segunda Bienal. E pela primeira vez eu fui como autor! Um grande passo! Enfim os quatro dias que passei no Rio Centro foram maravilhosos, cercados por milhares de livros, e a vontade imensa de sair comprando tudo hahahahahaha. Mas para quem comprou mais de trinta livros, acho que já é o suficiente. :P

Agora partiu ler os livros que eu comprei na Bienal, pois eu acho que só vou conseguir terminar de ler todos quando a XVIII Bienal do Livro começar!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Novidades no Wattpad!

Abaixo, os títulos disponíveis para leitura na rede social Wattpad:

Cantinho do Autor

Mande já seu conto ou história para a Jovens Leitores: jovensleitoresblog@hotmail.com

Copyright © Jovens Leitores | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes